sexta-feira, 27 de abril de 2012

Casa de chá A Piriquita, em Sintra


A fábrica de queijadas da Piriquita surge na segunda metade do século XIX, no centro da Vila de Sintra, na rua das Padarias, local onde ainda hoje se encontra. Foi fundada por Constância Gomes, que nasceu em 8 de Agosto de 1846 e faleceu em 24 de Dezembro de 1934. Depois do seu casamento começou a confecionar as queijadas e abriu uma pastelaria / fábrica com o nome pelo qual era conhecida: Piriquita. Uma alcunha dada por D.Carlos. Mais tarde, terá sido a sua filha, Luisa dos Santos Cunha, quem terá iniciado o fabrico dos famosos travesseiros, na década de quarenta.
Há uns tempos, andei a passear uma família americana em Sintra e claro, fomos provar as queijadas e os travesseiros.O pai perguntou-me: How do you call these? - e eu respondi: - Travesseiros! A sua reação foi fantástica: - Is that the portuguese for heaven?

Alfama-te

Para conhecer Alfama é preciso viver Alfama! Este projecto liderado por Frederico Carvalho é desenvolvido por um grupo de amantes da cidade de Lisboa que pretende dar a conhecer o coração de Lisboa através de eventos-convívio. http://www.alfama-te.com/#!quem-somos

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Lisboa - os musts da capital portuguesa
A rua Augusta - Esta rua foi aberta logo depois do terramoto de 1755 e unia (e continua a unir) as duas principais praças lisboetas: a Praça do Comércio e a do Rossio. A sua principal função era comercial, isto é, o transeunte da rua Augusta veria apenas lojas (nos pisos térreos de todos os prédios) enquanto se deslocava de uma praça a outra. Esta ideia comercial foi do Marquês de Pombal que, não só criou uma zona dedicada ao negócio, como ainda exigiu a cada comerciante o pagamento de um imposto pela localização tão estratégica do seu estabelecimento. Este imposto serviu para financiar a reconstrução de Lisboa após o terramoto de 1755.
Elevador de Santa Justa Este curioso meio de transporte foi construído na rua de Santa Justa em 1902, para ligar a baixa pombalina ao bairro alto e evitar a íngreme subida a pé dos lisboetas. O seu arquitecto foi o Sr. Ponsard, um discípulo de Gustave Eiffel.
Café a Brasileira (http://www.cafe-abrasileira.com/)